20 de out de 2010

Segunda-feira é o melhor dia para se procurar emprego? Especialistas discordam.

Segunda-feira é o melhor dia para se procurar emprego? Especialistas discordam


Por: Camila F. de Mendonça
06/10/10 - 15h55
InfoMoney


SÃO PAULO – Segunda-feira é dia de colocar muitos projetos que estavam no papel em prática. É o dia do começo da dieta, do início do planejamento financeiro, do planejamento familiar. E para muitos também é o principal dia para procurar emprego, certo? Nem sempre.
A Curriculum constatou que o maior volume de cadastramentos e candidaturas às vagas ocorre às quartas-feiras. Ou seja, para a empresa, dia de procurar emprego é no meio da semana. Em uma segunda comum, o site registra em média 57 mil cadastros por mês. Às quartas, o número sobe para 70 mil - um aumento de 13%.
“Essa afirmação está embasada na mudança de comportamento que a internet causou nas pessoas”, afirmou a empresa. “Na web, as empresas não precisam mais esperar a divulgação das vagas nos veículos impressos no domingo e, consequentemente, receber currículos na segunda-feira”.
Já a Catho Online, empresa de classificados online de empregos, constatou que o cadastro de currículos no site independe do dia da semana, apesar da concentração ser um pouco maior na segunda-feira. "Notamos que a diferença dos cadastramentos feitos na segunda em relação a terça e quarta não é tão significativa", afirma a consultora de Recursos Humanos da Catho, Daniella Correa.
Apesar da diferença pouco significativa, a terça-feira é o dia de maior concentração de inclusões de currículos: 21,3% dos cadastros da semana são feitos nesse dia. A quarta concentra 20,8% das inclusões e a quinta, 19,5%. "Desta forma, para que o profissional tenha um retorno melhor, o mais indicado é que ele busque vagas e envie o seu currículo todos os dias", aconselha Daniella.

A confiança na segunda 

Por outro lado, há ainda quem considere a segunda-feira o dia ideal (ou de sorte) para conseguir uma vaga. “Essa é uma tendência mundial”, afirma a gerente de Marketing da Monster Brasil, empresa de recrutamento e gerenciamento de carreiras online, Andreza Santana. “No final de semana as pessoas têm um tempo maior para refletir”, afirma.
Para ela, a segunda é um reflexo das decisões tomadas durante o fim de semana. Por isso, o volume maior de cadastramentos na Monster ser na segunda-feira. Levantamento feito pela empresa mostra que há um aumento de 24% no número de currículos cadastrados nas segundas-feiras frente aos demais dias da semana.
E esse aumento, afirma Andreza, é verificado em qualquer perfil de profissional, dos recém-formados aos mais experientes. A gerente ressalta, contudo, que, em tempos de internet, os acessos às vagas não têm dia certo para acontecer. Qualquer dia é dia de conseguir uma recolocação. “Mesmo que o usuário só entre no site às segundas, ele conseguirá ver uma vaga divulgada na quarta passada, por exemplo”.

Divulgação X candidatura

Na Curriculum, as segundas e as terças são os dias em que as empresas mais cadastram oportunidades. Mas, é na quarta-feira que as candidaturas acontecem. “O hábito de enviar currículo na segunda-feira mudou”, constatou a empresa.
De acordo com Andreza, da Monster, de maneira geral, uma vaga ou um processo de seleção fica visível aos usuários de 15 a 20 dias, facilitando a vida daqueles que acreditam que segunda-feira ainda é o melhor dia para se conseguir emprego.
Para Daniella, da Catho, concentrar a procura na segunda-feira tem riscos. "Ao enviar o currículo apenas às segundas-feiras, o profissional poderá perder oportunidades, uma vez que no decorrer da semana as empresas costumam cadastrar vagas no site", alerta. "Além disso, caso seja uma vaga com necessidade de fechamento imediato, os processos de triagem e seleção de currículos poderão ser finalizados antes mesmo da próxima segunda-feira".

Qualquer dia é dia

A consultora de RH da Catho aconselha os candidatos a ficarem atentos todos os dias. "Enviar o currículo no mesmo dia em que a vaga foi anunciada fará com que o candidato esteja entre os primeiros da lista de currículos que o recrutador irá receber, aumentando as chances de que ele seja lido". 
É bom ficar de olho mesmo porque de acordo com estudo feito pela Catho, 22,3% das contratações são feitas pela internet, considerada o segundo maior meio de contratação utilizado pelos recrutadores. 
Independentemente do dia da semana, Andreza, da Monster, reforça que as oportunidades não têm dia certo para surgirem. E que o ideal mesmo é que os profissionais que buscam uma oportunidade mantenham o perfil e o currículo atualizados. Sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário