28 de nov. de 2012

10 perguntas feitas para enganar você na entrevista de emprego


Na hora de selecionar um profissional os especialistas em Recursos Humanos estão focados em encontrar a pessoa certa para o cargo. Pensando nisso, eles desenvolveram 10 perguntas difíceis para fazer na hora da entrevista que podem confundir os candidatos. Confira:


Uma pergunta inesperada pode dispersar uma resposta autêntica que expõe problemas ocultos
 
Para os desempregados ou profissionais que procuram uma mudança no âmbito profissional, conseguir uma entrevista de trabalho hoje em dia pode ser considerado uma vitória. Mas quando você está na entrevista, os profissionais de Recursos Humanos colocam nas entrelinhas da conversa situações problema e algumas perguntas enganosas com duplos sentidos ou agendas ocultas para confundir os candidatos.
 
De acordo com a especialista norte-americana Joyce Lain Kennedy, uma pergunta complicada pode ser usada como uma ferramenta de gerenciamento de tempo para eliminar rapidamente um candidato menos qualificado.
 
Joyce diz que mesmo que os candidatos tenham ensaiado tópicos previstos, uma pergunta inesperada pode dispersar uma resposta autêntica que expõe problemas ocultos. Confira a seguir as 10 perguntas projetadas para enganar os candidatos na entrevista de emprego:
 
 

1) Por que você está sem trabalho há tanto tempo? Por que você foi demitido?

Joyce diz que essa pergunta é uma tentativa de descobrir se há algo errado com você que a sua antiga empresa ou empregadores já descobriram. O entrevistador pode estar tentando determinar se os temas de recessão ou cortes no orçamento foram usados para despejar alguns funcionários, incluindo você.  

2) Se você está trabalhando, como você consegue tempo para as entrevistas?

O entrevistador pode perguntar: Se você está traindo seu chefe atual, por que você não vai me enganar mais tarde? A pergunta pretende colocar ênfase sobre por que você está mentindo para o seu atual chefe para poder realizar entrevistas de emprego. Se outras entrevistas são sugeridas, a melhor forma de lidar com esse problema é sugerir que outros testes ou entrevistas sejam feitos fora do seu horário normal de trabalho.  

3) Como você se preparou para esta entrevista?

A intenção desta pergunta é decifrar o quanto você realmente se preocupa com o trabalho ou se você está simplesmente improvisando. Além de explicar como você se preparou para a ocasião mostre que você está focado. Revele o seu conhecimento da indústria, empresa ou departamento, fazendo perguntas e comentando informações recentes.  

4) Você conhece alguém que trabalha para nós?

Esta é uma pergunta complicada, diz Kennedy, porque a maioria dos entrevistados acredita que conhecer alguém na empresa é sempre uma coisa boa. Na verdade dependendo do tipo de profissional que é o seu conhecido é melhor que você não fale nada. O entrevistador provavelmente vai associar características e a reputação do seu amigo com os seus méritos.  

5) Onde é que você realmente gostaria de trabalhar?

Determinar a área que você pretende trabalhar pode fechar algumas portas dentro da empresa. A especialista aconselha nunca mencionar um cargo. Destaque apenas que você é perfeito para o trabalho e que você se dedicar muito se conseguir o emprego.  

6) O que incomoda você sobre colegas ou patrões?

Não caia nesta armadilha. Joyce diz que a intenção desta pergunta é destrinchar se você vai ter dificuldade para trabalhar com outras pessoas ou pode ter problemas e afetar a sua produtividade.  

7) Você pode descrever como você resolveu um problema de trabalho ou na escola?

Joyce diz que, na verdade, ninguém deveria ficar surpreso com esta pergunta, porque é uma das mais básicas indagações em uma entrevista. O que o entrevistador realmente quer é uma visão sobre como sua mente funciona.  

8) Você pode descrever uma situação de trabalho ou na escola em que você estragou tudo?

Este é um campo minado. Uma questão dentro desta questão é se você aprende com seus erros ou continua repetindo os mesmos. Da mesma forma, o entrevistador pode estar tentando visualizar se você é muito autoconsciente ou não para assumir a responsabilidade por suas falhas.  

9) Como é esta vaga em relação as outras que você está se candidatando?

Na verdade o que eles querem descobrir é como você lida com a competitividade do mercado de trabalho. A dica é simples e clara: não fique comparando as oportunidades, veja quais são as qualidades e defeitos de cada uma delas e coloque os pesos na balança.  

10) Se você ganhasse na loteria, você ainda trabalharia?

Evidentemente, esta pergunta é um pouco boba. Mesmo assim, é outra oportunidade para ressaltar a sua motivação e ética no trabalho. Reconhecer que você ficaria feliz de ganhar na loteria é importante, mas mostre que você continuaria procurando um trabalho significativo, pois enfrentar desafios e alcança-los o faz feliz.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário