As fases de aplicação de RH nas organizações:da fase contábil à fase estratégica
Por Mirian Garcia Nogueira
A evolução histórica das mudanças na área de RH
- Fase contábil:(1890- 1930)
O contador como a única figura, e a mais importante da área, pois RH se resumia a confecção da folha mensal de salários e o conseqüente pagamento.
Não havia qualquer preocupação com as necessidades ou anseios do proletariado.
Fase Legal (1930-1950)
- O chefe de pessoal, profissional oriundo de qualquer das áreas profissionais da empresa, comumente um engenheiro, era responsável por todo o controle das leis determinadas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
- Seu principal objetivo era cuidar das rotinas trabalhistas : Freqüência, férias, aplicação de medidas disciplinares, etc.
Fase Sindicalista:( 1950-1964)
- A mudança na tradição das relações Capital X Trabalho no Brasil, na qual os sindicatos passaram a ter força de pressão para garantir direitos e avanços , levou os advogados a ocuparem , em um grande número de empresas, a posição de gestores de pessoal.
As mudanças nessas relações deu origem ao gerente de Relações industriais inspirado no modelo do “manager” dos EUA.
A fase da economia:(1964-1978)
- A ditadura militar de 1964, com os mecanismos institucionais, assumiu o controle total da classe trabalhadora, com a tutela do M.T.
A redução da inflação e o crescimento econômico, ainda que de curta duração, trouxeram à cena os Administradores e os Economistas, e surgiu então a área de RH com atenção para como treinamento e desenvolvimento, cargos, salários e benefícios).
Surgem os psicólogos e pedagogos na área.
A fase estratégica: (1978 em diante)
Com a progressiva democratização do País, a presença dos trabalhadores na vida econômica ampliou-se, e foram criadas as centrais sindicais de trabalhadores.
As inovações tecnológicas e as crises econômicas mundiais e nacionais reduziram os empregos, gerando novos e crescentes desafios para os profissionais de RH ( que saíram do terceiro escalão para as diretorias estratégicas)
Mais do que uma formação especifica para o profissional de RH , as habilidades de negociação, a visão estratégica e a capacidade de lidar com as crises que não param de acontecer, são as características exigidas do Diretor de RH.
O Novo Enfoque
- Gestão de Recursos humanos é hoje tarefa de todos os gerentes, quer sejam da área administrativa, tática e/ ou operacional.
- Os departamentos de RH atuam, predominantemente, com funções de consultoria interna, atendendo as outras áreas em suas solicitações e demandas.
E o futuro da área de RH ?
- Como pode se imaginar as perspectivas das relações entre o Capital e o trabalho daqui por diante?
- Como a gestão estratégica de negócios pode ampliar ou reduzir a importância do dito “capital humano”?
Algumas tendências
- As decisões mais importantes são tomadas por um colegiado, no qual os empregados têm peso significativo.
- Operadores de negócios escolhem sua equipe e são estimulados a tomar decisões, sem consultar o supervisor.
- Grupos autônomos trabalham sem chefes e respondem pela lucratividade resultante de seu trabalho.
- A avaliação de desempenho é invertida, e os empregados apontam dificuldades de seus chefes.
- Criação de um “ fundo de excelência de serviços”, constituído por percentagem retirada de cada novo negócio ,é distribuído aos empregados das áreas de apoio.
- Todos os empregados são avaliados pelo método de 360°, incluindo chefes, colegas, fornecedores,clientes, etc.
Outras
- Preocupação com o longo prazo na formação do trabalhador
- Utilização das múltiplas inteligências do trabalhador
- Os gerentes são gestores de processos, produtos, talentos, conhecimentos e competências
O que significa ser profissional de RH
- Significa aprender a dominar tanto os processos operacionais quanto os estratégicos
- Para os gerentes de linha, os novos papéis do RH exigem respostas específicas, tais como: definir quais são os resultados desejados e viáveis das atividades de RH ;
- operacionalizar, medir e comunicar o valor gerado pelo RH; definir as responsabilidades pelas atividades de RH
- Os profissionais de RH , no atendimento às demandas de seus novos papéis, precisam alcançar as seguintes metas: ser realmente um parceiro organizacional; definir parceiro organizacional em termos de valor gerado; saber distinguir a qualidade corrente e a qualidade desejada dos resultados obtidos em seus processos de trabalho
E o que faz o gestor de Pessoas ?
- Gerentes assumem as decisões e responsabilidades sobre seus subordinados:recrutam, selecionam, treinam, remuneram, avaliam, promovem,desligam ou aposentam
- Tratamento específico: horários, salários,
- Tarefas e metas específicas e individuais.
- Soluções sob medida,de acordo com as diferenças das áreas organizacionais.
- O processo de gestão de pessoas é multidisciplinar
- O processo de gestão de pessoas é contingencial, dependendo do ambiente externo, da tecnologia empregada e do ambiente interno (situação institucional e diretrizes e políticas vigentes na organização)
- Toda a dinâmica da organização depende, em última instância, da ação e do trabalho do homem .
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